Creche

As crianças da creche apesar da sua tenra idade também já fazem diariamente os seus trabalhinhos. O trabalho sensorial é muito importante, o mexer em tintas, em pasta de modelar, a digitinta, o tocar em diferentes texturas.

O trabalho ao nível da linguagem é fundamental, todos os dias cantam os bons dias e depois ouvem e alguns já emitem sons de outras pequenas canções, ouvem histórias muito curtas que aos poucos começam a conhecer.

Todas as semanas se fazem momentos de expressão motora, onde as crianças desenvolvem as suas capacidades motoras, assim como as idas ao recreio, onde brincam, correm, descem de escorrega e alguns já tentam andar nas motas do recreio.

Começa também nesta fase, a estimulação de autonomia, começar a comer sozinho, conseguir trazer um objecto pedido, tirar algumas peças de roupa básicas do seu corpo.
É também nesta fase que começa o reconhecimento de algumas regras básicas e ainda muito rudimentares, através de momentos muito específicos da rotina, como sentar na roda para cantar os bons dias, ir sentar na cadeira da mesa quando é para trabalhar, ajudar na tarefa de arrumar a sala. Tudo isto e muito mais só é possível quando o grupo é estimulado, as suas rotinas são bastante vincadas e a afectividade está bastante presente. É através da afectividade que a criança confia, aprende e se desenvolve na creche.

2 comentários em: “Creche
  1. Boa Tarde
    Adorei ver as fotos dos mais pequenitos e ve-se que estão empenhados nas suas tarefas.
    Obrigado por tornarem o dia do meu pequenito muito mais agradavel…
    São fantásticas….

    Vânia Anjos (mãe Afonso bebe)

  2. é bem verdade que é com a "afectividade que a criança confia, aprende e se desenvolve". eu que o diga! tenho dois filhos convosco e, sem dúvida alguma,estão rodeados de afecto e têm aprendido e crescido bastante. obrigada catarina, cheila, paula, sónia, cila, d. bela…enfim a todos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *